sábado, 13 de junho de 2015

O Altar é o Calvário !!!

Somente no céu iremos compreender que divina maravilha é a Santa Missa. Por mais que nos esforcemos, e por mais santos e inspirados que sejamos, nada mais podemos fazer, a não ser balbuciar pobres palavras se quisermos falar sobre esta obra divina, que está acima da compreensão dos homens e dos anjos.
Um dia alguém fez este pedido a São Pio de Pietrelcina: "Padre, explique-nos a Santa Missa"! "Meus filhos, como eu vos poderei explicá-la? A missa é infinita como Jesus... Perguntai a um anjo o que é a Missa, e ele vos responderá com toda a verdade: eu sei o que ela é e porque se celebra; contudo, eu não sei o tamanho do valor que ela tem".

 


Santo Afonso de Ligório chega a afirmar: “O próprio Deus não pode fazer que haja uma ação mais santa nem maior do que a celebração de uma Santa Missa”. Porque a Santa Missa é a síntese da Encarnação e da Redenção; ela contém em si o Nascimento, a Paixão e a Morte de Jesus por nós.
O Concílio Vaticano II nos ensina: Nosso Salvador, na Última Ceia, na noite em que foi entregue, instituiu o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue, no qual perpetuou, através dos séculos, até a sua volta, o Sacrifício da Cruz.

São Francisco de Assis dizia: “O homem deve tremer, o mundo deve fremir, o céu inteiro deve comover-se, quando, sobre o Altar, nas mãos do sacerdote, aparece o Filho de Deus”.
Ao renovar o Sacrifico da Paixão e Morte de Jesus, a Santa Missa é uma coisa tão grande, que só ela basta para satisfazer a Justiça Divina.
Já nos dizia Santa Teresa de Jesus: “Sem a Santa Missa, que seria de nós? Tudo pereceria neste mundo, pois somente ela pode deter o braço de Deus”.

Sem a Santa Missa o mundo já teria se perdido, como afirma vários santos. Santo Afonso de Ligório ensinava que sem a Missa, a terra já teria sido aniquilada, há muito tempo, por causa dos pecados dos homens. São Pio de Pietrelcina declarava que seria mais fácil que a terra, se mantivesse sem o Sol, do que sem a Missa e também São Leonardo de Porto Maurício dizia: "Creio que, se não fosse a Missa, a estas horas o mundo já estaria afundado debaixo do peso dos seus pecados. É a Missa o poderoso sustentáculo que o conserva".

Amados irmãos, como lemos nos relatos de tantos Santos de nossa Igreja, o valor da Santa Missa excede a qualquer comentário que fizermos. Ela tem um valor infinito e se todos compreendessem o valor dela nossas igrejas não suportariam a quantidade de pessoas.
Sigamos essa recomendação de São João Bosco: "Tende grande cuidado em ir à Santa Missa, mesmo nos dias de semana, ainda que para isso tenhais que sofrer algum incômodo. Pois com isso obtereis do Senhor toda sorte de bênçãos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário